O dia 20 de novembro, faz menção à consciência negra, a fim de enfatizar as dificuldades que os negros passam há séculos
A escolha dos dados foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte.
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens que julgavam superiores, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro das senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviram de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois abandonaram.
O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sobreviveram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serviu para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos, independente de sua cor ou raça.
Nesta data temos de debater o preconceito, a discriminação e o racismo perante a sociedade moderna que sofre manter alguns estigmas da inferioridade racial e intelectual, da marginalização, da discriminação do povo afrodescendentes no Brasil e podemos celebrar alguns pódios conquistados como Beleza Negra, Moda, as Cotas Raciais e etc.