Dia Nacional da Consciência Negra

Uma reflexão sobre o Dia da Consciência Negra no Brasil e no Mundo

O dia 20 de novembro, faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos


 A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. 
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens que julgavam superiores, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam.

O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos, independente da sua cor ou raça. 

Nesta data temos de debater o preconceito, a discriminação e o racismo perante a sociedade moderna que sofrem manter alguns estigmas da inferioridade racial e intelectual, da marginalização, da discriminação do povo afrodescendentes no Brasil e podemos celebrar alguns pódios conquistados como Beleza Negra, Moda, as Quotas Raciais e etc.

Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros:

  • Em 1871_ Lei do Ventre Livre, “concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei”. 
  • Em1885 _Lei dos Sexagenários ”dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade”.
  • Em 1888_Lei Áurea, “foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade”.

Conquistas de alguns PÓDIOS atuais:  

  • Ailton Aquino dos Santos, cargo na cúpula do BCB, Auditor chefe no Banco.
  • Dr. Silvio Luiz de Almeida, Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania.
  • Prof. Dr. José Vicente, Reitor e Diretor Geral Acadêmico Universidade Zumbi dos Palmares, Fundador Afrobras, recentemente nomeado membro da Febraban/FIESP, Conselho Editorial da Folha de SP e Conselho Ética CONAR.
  • Desembargador Lorival Ferreira dos Santos, Desembargador, Juiz, Advogado, Professor, ex Presidente da 15ª TRT Campinas.
  • Prof. Dra. Edilene Lôbo, Ministra do TSE.
  • Margaret Menezes, Ministra da Cultura.
  • Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial.
  • Sebastian, ex Garoto Propaganda da mega empresa C&A.

Dia 20 de Novembro, momento de reflexão e mudanças para construção de um povo e uma nação mais humanitária, igualitária e inclusiva.

Finalizo com as Frases:
Nelson Mandela
“Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).
Dr. Martin Luther King Jr
“Devemos encarar a trágica realidade de que o negro ainda não é livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro está ainda infelizmente dilacerada pelas algemas da segregação e pelas correntes da discriminação”.
Malcom X
“Estou contra toda forma de racismo e segregação, toda forma de discriminação. Eu acredito nos seres humanos, e que todos os seres humanos devem ser respeitados como tais, independentemente da sua cor.” .
Marielle Franco
“Para que a discussão se amplie é fundamental compreender que estamos em um lugar de tratamento diferente. É preciso reconhecer o racismo”.

Redação Própria - Comendador Ferreira

Comment As:

Comment (0)